Que tim é teu? (parte 2)

26 Out

No duelo do barítono contra o angustiado, o primeiro ganhou

A abertura, poucos minutos depois das 23h de sexta-feira ao som da serena Start a war, entregou sem muita cerimônia como é o show do The National. Fiel aos arranjos de seus quatro álbuns, o quinteto se diferencia das outras bandas de tons oitentistas pelo vocal correto e grave de Matt Berninger e pela intensidade da banda que conta com violino e metais.

Em uma hora, desfilaram referências do pós-punk como Echo & the Bunnymen e Joy Division, que tem Ian Curtis (1956–1980) rotineiramente associado a Berninger, que diz preferir Smiths.

O homem de frente do National por vezes lembra a movimentação de Morrissey. Entre uma postura sóbria e arroubos explosivos (como o som do grupo), agarra o microfone com as duas mãos e balança as pernas em passagens agitadas, como Mistaken for strangers – quando saca a bandeira do Brasil e a usa como um cachecol. É o passaporte para ganhar a platéia até o fim do show, passando por faixas densas, como Fake empire, do mais recente CD, Boxer (2007).

A tenda só encheu na segunda conexão Brooklyn–Rio, comandada pelo MGMT. Entre os que saíram direto do show do rapper Kayne West para o do grupo de pop retrô e colorido estava Supla:

– Saí de lá antes, porque ia começar MGMT. Vi os vídeos no YouTube. Achei bom e psicodélico. Não gosto de perder o começo de shows que quero realmente ver.

Com voz cheia de angústia e bem adestrada, Andrew VanWyngarden faz dançar em Eletric feel. Contudo, fica claro que o grupo rende mais com as possibilidades dos estúdios. Ao vivo, largam as camadas de sintetizadores no canto em que deixam sua essência. Soam genéricos.

Curador do festival, o advogado Ronaldo Lemos analisa:

– O show tem um tempo bem diferente. Não é aquela coisa de ficar preso em apenas três minutos. Ao vivo não tem muito a ver com o disco.


Por Braulio Lorentz e Luiz Felipe Reis – publicado hoje no Jornal do Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: